O câncer de mama

Para o que é. A mama é composta por um conjunto de glândulas e tecido adiposo e é colocado entre a pele e a parede torácica. Na realidade, não é uma glândula, mas um conjunto de glandular estruturas, chamadas de lóbulos, uniram-se para formar um lobo. No peito há de 15 a 20 lobos. O leite atinge o bico da lóbulos através de pequenos tubos chamados dutos de aumento das mamas (ou seios). O câncer de mama é potencialmente uma doença grave e se não for detectada e tratada a tempo.

É devido a proliferação descontrolada de determinadas células da glândula mamária que são transformadas em células malignas. Isso significa que eles têm a capacidade de se desligar de tecido que e criada para invadir os tecidos circundantes e, ao longo do tempo, também em outros órgãos do corpo. Em teoria, pode formar tumores de todos os tipos de tecidos da mama, mas mais comumente surgem a partir de células glandulares (a partir de lóbulos), ou aqueles que formam a parede dos dutos.

A palavra do especialista

O médico oncologista Lucia Del Mastro fala sobre câncer de mama e o progresso da investigação sobre esta doença. Tipos. Existem dois tipos de câncer de mama: as formas de não-invasiva e aqueles invasiva. As formas de não-invasivos são os seguintes: DIN: neoplasia, neoplasia intra-epitelial ductal (carcinoma in situ). Grau 1A (DIN 1A) = epiteliais atypia televisão (de acordo com alguns estudos recentes este formulário deve ser considerado como pré-cancerosas, e não uma real tumor). Grau 1B (DIN 1B) = hiperplasia ductal atípica. Grau de 1C (DIN 1C) = neoplasia, neoplasia intra-epitelial ductal e bem diferenciado (grau 1). Grau 2 (DIN 2) = neoplasia, neoplasia intra-epitelial ductal moderadamente diferenciado (grau 2). Grau 3 (DIN 3) = neoplasia, neoplasia intra-epitelial ductal e pouco diferenciado (grau 3). LIN: neoplasia, lobular, neoplasia intra-epitelial.

A palavra do especialista

LIN 1 neoplasia, lobular, neoplasia intra-epitelial de grau 1. LIN 2 neoplasia, lobular, neoplasia intra-epitelial de grau 2. LIN 3 neoplasia, lobular intraepithelial neoplasia in situ. O invasoras formas são: carcinoma ductal: é assim chamado quando exceder a parede do duto. Representa entre 70 e 80 por cento de todas as formas de cancro da mama. Carcinoma Lobular: ele é chamado assim quando o tumor ultrapassa o muro da lobule. Ele representa de 10 a 15 por cento de todos os cancros da mama. Ele pode atacar, ao mesmo tempo, ambas as mamas ou aparecer em vários pontos na mesma mama. Outras formas de carcinoma menos frequentes são o carcinoma tubular, papilar, cistadenocarcinoma, cribriforme. Tem prognóstico favorável.

Evolução-cancro

Evolução-cancro

O câncer de mama é classificado em cinco fases. Estágio 0: também chamado de carcinoma in situ. Pode ser de dois tipos: Carcinoma lobular in situ: não é um câncer agressivo, mas pode representar um fator de risco para a posterior formação de uma lesão maligna. O Carcinoma Ductal in situ (CDIS): afeta as células dos ductos e aumenta o risco de ter câncer na mesma mama. É considerada uma forma de pré-cancerosas mais do que um verdadeiro tumor. Na maioria dos casos, na verdade, não evoluem para câncer em si, mas regride espontaneamente pela ação dos mecanismos de defesa do organismo (em primeiro lugar a ação do sistema imunológico). Fase I é um câncer em fase inicial, com menos de 2 cm de diâmetro, e sem envolvimento de gânglios linfáticos.

A fase II é uma fase inicial de câncer de menos de 2 cm de diâmetro, que, no entanto, já envolveu os gânglios linfáticos na axila; ou é um tumor com mais de 2 cm de diâmetro, sem envolvimento de gânglios linfáticos. Estágio III é uma localmente avançado tumores, de tamanho variável, mas que envolveu também os gânglios linfáticos na axila, ou que envolve os tecidos, perto da mama (por exemplo a pele). Estágio IV: o câncer já metástase e envolveu a participação de outros órgãos fora da mama. Se o câncer é identificado na fase 0, a cinco anos de sobrevida em mulheres tratadas é de 98%, embora os efeitos variam entre 9 e 30 por cento dos casos, de acordo com o tratamento realizado. No entanto, se os gânglios linfáticos são positivos (isto é, todas as fases, exceto 0), i.e. eles contêm células de câncer, a sobrevida em cinco anos é de 75%.